quarta-feira, 30 de maio de 2007

Nei Lopes - Negro Mesmo

O compositor, cantor e escritor, Nei Lopes nasceu em 1942 no subúrbio carioca de irajá, mais tarde, mudou-se para vila isabel onde foi influenciado por Maurício Teodoro (do salgueiro), Carlos da Rosa (da serrinha) e Pinduca (do catete), tomou então consciência de sua negritude, característica que viria a ser marcante em sua obra.

Freqüentou a casa de Maurício e de Tia Dina, onde cantava-se muito samba e as tradições afro-brasileiras eram mantidas. Entre as experiências enriquecedoras vividas lá, é destaque a amizade com Popó, que o levou para a religião africana mais radical - o candomblé tradicional, de fundamento baiano.

Depois da morte de seu pai, que não era muito a favor de que o filho cantasse e freqüentasse as rodas de samba, assumiu definitivamente o seu lado sambista, desfilando pelo salgueiro em 1963, a mesma escola em que participou da ala de compositores e da velha-guarda.

Por volta de 1978, aprofundou-se no estudo e vivência da religião, acima de tudo, uma forma de integração, uma união cultural dos negros. Toda essa cultura e a consciência da negritude o tornaram um dos grandes conhecedores da causa negra, fato que transparece em seus livros e em suas composições, centradas na temática afro-brasileira, como bem ilustra o seu primeiro disco individual, lançado em 1983.

Um comentário:

Anônimo disse...

samba de preto

"quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça, ou é doente do pé"