segunda-feira, 28 de maio de 2007

Coletivo Instituto - Coleção Nacional

Entre os nomes recentes da boa nova música brasileira estariam Sabotage, Nação Zumbi, Dj Dolores, Bonsucesso Samba Club, Rappin´ Hood e Otto, certo? Certo. O que pouca gente sabe é que esses artistas têm algo mais em comum além do sucesso: o Coletivo Instituto, capteneado pelos produtores Rica Amabis, Tejo Damasceno, Daniel Ganjaman e Rodrigo Silveira (responsável pela produção visual).

Rica Amabis é um cara cheio de idéias e expedientes. Não contente em trabalhar sua própria musicalidade (que pode ser ouvida no álbum Sambadelic), ele ainda foi capaz de tramar o coletivo Instituto: uma reunião de mais de 15 grupos e artistas solo, todos indepedentes e (mais ou menos) sintonizados em uma mesma freqüência. No caso, a exploração das fronteiras cada vez mais tênues entre a tradição da música brasileira e as possibilidades geradas com a música eletrônica. Alternando-se surpreendentemente entre o samba, ritmos nordestinos, hip hop, dub, reggae, drum'n'bass e muito mais, o Instituto celebra a liberdade de pensamento aplicada à evolução do pop brasileiro. Pela grande quantidade de artistas e propostas diferentes incluídas neste álbum, o resultado fica mais desigual e menos coeso que, por exemplo, em Contraditório? (DJ Dolores) ou Combatente (Stereo Maracanã) - apenas para citar dois nomes que caminham na mesma seara. Isso não impede que o disco contenha ótimas surpresas a cada faixa, num rompante quase ininterrupto de criatividade.


5 comentários:

paitomas disse...

Vai uma dica: no site dos caras existe um programa chamado Vitrola Invisível que é sensacioal. Uma boa oportunidade para conhecer sons novos e redescobrir sons das antiga.
Valeu!!

Anônimo disse...

adorei o álbum do instituto.
este blog é demais!

Anônimo disse...

esses caras são a bola da vez... todo mundo quer tocar com eles!

Anônimo disse...

ESSE DISCO É MUITO BOM MAS O NOVO É MELHOR. POSTA ELE AE. PARABÉNS PELO BLOG

Anônimo disse...

Postar de novo o album!