terça-feira, 15 de maio de 2007

Clementina de Jesus - Marinheiro Só

Neta de escravos, Clementina de Jesus nasceu no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Valença, em 1902. Ligada à música desde a infancia, cresceu ao som das cantigas que a mãe, Amélia de Jesus dos Santos, entoava ao lavar roupas no quintal da casa e da viola que o pai, Paulo Batista dos Santos, dedilhava nas horas vagas.

Conviveu com grandes sambistas, tais como: Noel Rosa, Ismael Silva, Paulo da Portela, Cartola e outros. Ao se casar com Albino Correia da Silva, o Pé Grande, um mangueirense doente a quem chamava Anjo da Guarda, viu-se envolvida em definitivo com a escola verde e rosa. A fé católica mistourou-se com os valores do candomblé, religião de sua mãe. A origem negra e a força dessa cultura ancestral acompanharam ela por toda a vida.

Com sua voz grave, caracterizada pela rouquidão, emprestou seu talento às mais diversas rodas de samba, às batucadas, ao partido-alto, aos jongos e aos cantos do candomblé. Sua estréia profissional, entretanto, só aconteceu em 1964, aos 62 anos, no Teatro Jovem, no primeiro show de uma série de espetáculos intitulada "Menestrel", sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho. Dos shows que protagonizou destaca-se o "Rosa de Ouro", de 1965.

Marinheiro Só é o álbum histórico de Clementina de Jesus, que faz parte da série que comemora os 70 anos de vida do mesmo Hermínio Bello de Carvalho, "As Damas do Hermínio". Esta reedição traz nove faixas imperdíveis, entre elas, "Na Linha do Mar", "Sai de Baixo" e "Essa Nega Pede Mais". Vale a pena conferir!

Um comentário:

Anônimo disse...

isso que eu chamo de samba de raiz!