sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Obrigado Pernambuco!!!


Pra quem nunca esteve em Recife e Olinda durante o carnaval, só tenho uma coisa a dizer: vá! É algo difícil de explicar, só se entende estando nas ladeiras de Olinda ou nas ruas do Recife Antigo: é história, folia, alegria, é festa popular com crianças, jovens, turistas, idosos, todos cantando a história do Recife nos frevos de bloco. E são justamente nos versos destes blocos que está a melhor parte da poesia do carnaval pernambucano, é um misto de saudade, evocação e louvor. "É bonito pra porra".

Quando se fala em frevo, todo mundo se lembra de dançarinos com sombrinhas coloridas, fazendo acrobacias nas ruas de Pernambuco. Mas a música agitada, que não deixa ninguém ficar parado, é apenas um tipo de frevo.

Basta trocar a energia dos carnavais, pela saudade. Deixar o ritmo um pouco mais lento, a melodia mais melancólica. No lugar das orquestras com metais, entram em cena violões, bandolins, corais... Este é o Frevo de Bloco, a trilha sonora de amores que não acabam na Quarta-feira de Cinzas. Vivem o ano inteiro. É meio lento, cadenciado, mas é frevo: a música oficial de Pernambuco. Não aquele frevo rasgado, de passos acrobáticos que faz o povo ferver no carnaval. É o Frevo de Bloco, que convida a dançar abraçado, passo a passo, subindo e descendo as ladeiras de olinda. É frevo com cara de serenata.

O figurino colorido é parte da poesia, zelo de quem faz Frevo de Bloco por amor. Há quem diga que esse amor contagia. Uma tradição que une gerações há 30 anos. Festa de pais, filhos e netos.

De tudo que já se falou sobre Frevo de Bloco, o que mais identifica esse tipo de música é a saudade. Os frevos de bloco cantam saudades da cidade, de antigos carnavais, saudade de uma data, de alguém especial. Uma saudade boa, que traz de volta bons momentos e que me faz arrepiar ao ouvir seus versos. Fiz uma seleção dos Frevos de Bloco que mais se fizeram presentes nesse carnaval de 2008.

De peito cheio grito para todo mundo ouvir: SALVE PERNAMBUCO!!!!! E até 2009 !!!


01 - Madeira que cupim não rói
02 - Evocação 01
03 - Último regresso
04 - Elefante de Olinda
05 - Hino da pitombeira
06 - Fantasia elefante
07 - Hino da ceroula
08 - Hino de batutas
09 - Aurora de amor
10 - Hino da troça
11 - Cabelo de fogo
12 - Luand´agora

(clique aqui para baixar)

(link alternativo)

13 comentários:

Anônimo disse...

todo dia, em são paulo, acorda cinza. mas leva na mão esquerda o guarda-chuva colorido, que comprou ali do moço na saída do metrô. o moço da saída do metrô, que veio lá do alto e diz que faz de são paulo um mar de sombrinhas, sabe? é o moço da consolação. que diz que logo vêm os seus irmãos, que logo tem mais metrô nesse chão.
todo dia, em são paulo, acorda cinza. mas ele ainda vai passar por outras saídas e topar com outros moços, o moço que ainda vai ensinar a dançar, o moço que ainda vai ensinar a pintar.
tá vendo? que ali debaixo da pedra, da terra, ainda tá pra brotar um frevo?
assim que ele acordar com a menina, e já não tiver mais medo da garoa fina.

Anônimo disse...

PERNAMBUCANA NATA,AINDA NÃO ACOSTUMADA AO BATUQUE HIPNÓTICO DO FREVO...REALMENTE DIFÍCIL DE EXPLICAR,FÁCIL DE CONVENCER E IMPOSSÍVEL NÃO SE ENVOLVER...
SÓ QUEM CONHECE O CARNAVAL PERNAMBUCANO,PODE "TENTAR" EXPLICAR O PULSAR DIFERENTE DO CORAÇÃO QUANDO SE ESTÁ EMBALADO NA FOLIA E ENVOLVIDO NO CALOR HUMANO CONSEQUENTE DOS TAMBORES...DEMAISSSSSSSSS!!!
E VIVA PERNAMBUCO!!!!!!!!!!

Peco Porto disse...

Atrás do trio elétrico só vai quem nunca subiu descendo ou desceu subindo as ladeiras de Olinda. Indescritíveis de bom os momentos passados lá. Tem que entrar na muvuca, tem que botar fantasia, tem que dançar sem saber, tem que cantar sem saber. Em Olinda me perdi. E me achei. Aí, meu Deus, sem você não há Carnaval! Não há mesmo.

Anônimo disse...

nós somos madeira de lei que cumpim não róe!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olinda, quero cantaaar!
É o frevo que nao me sai da cabeça, é a noite dos tambores silenciosos que não me sai do coração ...
Recife pra sempre! Só quem foi entende! Só quem esteve lá comigo sabe a felicidade!
=))

Anônimo disse...

Meu coração treme só de lembrar...
É a muvuca mais fuderosa de ficar!
Por isso voltarei RECIFE. A saudade me chama pelo braço, pelo peito, pela alma!!!!


"Madeira do Rosarinho

Vem a cidade sua fama mostrar

E traz com seu pessoal

Seu estandarte tão original



Não vem pra fazer barulho

Vem só dizer, e com satisfação

Queiram ou não queiram os juízes

O nosso bloco é de fato campeão



E se aqui estamos, cantando esta canção

Viemos defender a nossa tradição

E dizer bem alto que a injustiça dói

Nós somos madeira de lei que cupim não rói"

Anônimo disse...

A maior e mais bonita manifestação popular que já vi na vida! É indescritível o bem que o Carnaval de Recife/Olinda faz pra gente.
Obrigado, irmãos e irmãs de viagem!
Ainda bem que em 2009 tem mais.

"É de fazer chorar
Quando o dia amanhece
E obriga
O frevo acabar
Oh Quarta-feira ingrata
Chega tão depressa
Só pra contrariar."

Anônimo disse...

continuando:

Quém é de fato
Um bom pernambucano
Espera um ano
E se mete na brincadeira

Esquece tudo
Quando cai no frevo
E no melhor da festa
Chega a Quarta Feira.

Anônimo disse...

Consigo ver as cores e sentir o pulso de Recife na sua descricao... Ainda nao foi desta vez que meu carnaval acabou por aquelas bandas, mas ja me senti um tanto satisfeita por ver isso tudo pelos seus olhos! Coloriu um pouco do cinza das terras de ca... Valeu demais Tor!!!!

Beijos com saudades de vc e esperancas de Recife

Anônimo disse...

como boa pernambucana* só tenho a dizer que O MELHOR CARNAVAL DO MUNDO É O DE PE!!!

* todo pernambucano é megalomaníaco hahahaha

paitumás disse...

ê terra de amizades, alegria, música boa que contagia... pernambuco foi por uns dias minha casa, onde fui bem recebido, me sentindo numa terra de muitos amigos. Fui contagiado por tudo isso e agora pernambuco que me aguente pois 2009 avisa lá que eu tô voltando!!!

Anônimo disse...

me leva?

Anônimo disse...

Yes if the truth be known, in some moments I can say that I agree with you, but you may be inasmuch as other options.
to the article there is quiet a without question as you did in the decrease publication of this beg www.google.com/ie?as_q=filemaker pro advanced 8.0 ?
I noticed the utter you procure not used. Or you use the dreary methods of inspiriting of the resource. I take a week and do necheg