quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Los Porongas


O ano de 2007 foi um ano particularmente especial para a banda acreana Los Porongas. Formada em 2003 por Diogo Soares (voz), João Eduardo (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria), a banda se mudou em maio do ano passado para São Paulo, depois de lançar seu disco no Acre, no intuito de deixar de ser uma das promessas do rock brasileiro para se tornar definitivamente um nome respeitado no cenário nacional.

Desde que chegaram a São Paulo, os Los Porongas fizeram trinta shows em mais de sete cidades, gravaram dvd pelo Itaú Cultural, se apresentaram por três vezes ao lado do guitarrista Dado Villa-Lobos, voltaram ao Acre duas vezes para apresentações memoráveis e tocaram em várias casas rocker da capital paulista além de percorreram o Circuito Fora do Eixo de festivais independentes.

Em 2007 a banda foi destaque em vários veículos de mídia. No Brasil, a Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Revista do Fantástico, Revista da MTV, Rolling Stone Brasil e vários sites de notícias como UOL e G1, deram matérias com os acreanos. Este também foi o ano em que os Los Porongas começaram a aparecer lá fora. A Rolling Stone latina fez ótima crítica para o disco, a revista espanhola Zona de Obras lançou uma coletânea com a música Enquanto Uns Dormem e a revista Brazuca, destinada ao público brasileiro residente na França e na Bélgica apontou os Porongas como uma das revelações brasileiras.

Mas o que deixou os acreanos mais contentes foi a constância que os Los Porongas tiveram nas tradicionais listas de melhores do ano, feitas por críticos musicais e veículos especializados. O show no Festival Varadouro foi considerado por Bruno Dias do Urbanaque e por Humerto Finatti da Dynamite como melhor show nacional do ano. O disco de estréia também não ficou de fora das listas. A Rolling Stone Brasil o classificou entre os 25 melhores nacionais e a bolacha foi incluída nas listas do Music News; do programa Alto-Falante(MG); do Cult 22(DF); do Espaço Cubo(MT), do site Dynamite(SP), do produtor Bruno Montalvão(SP), da Mundi Editora (SC), entre outras, muitas vezes sendo considerado como o melhor ábum de 2007.

"Na voz e letras de Diogo Soares e na guitarra dissonante de João Eduardo estão depositadas as esperanças do rock nacional. Canções como "Espelho de Narciso", "Suspeito de Si", mas principalmente "Enquanto Uns Dormem", nos fazem pensar e ver que a música pode ir além de forma simples e honesta. Los Porongas coloca esses jovens acreanos na vanguarda da música nacional, e isso é apenas o começo.", Rolling Stone Brasil.

4 comentários:

stephanie disse...

"música de feira da beira da estação".. e viva o Senhor F! o show deles é foda. fudido. de foder. ah, escolhe.

Anônimo disse...

Não sei se vc se lembra de mim, nos conhecemos no cipó, lá na Entre Mangas... de todo modo, bom que a Maria Carol me aplicou no seu blog, sempre venho por essas bandas e todas as vezes pelo menos um download sai.
Continue assim cara, vc manda bem demais nas dicas e postagens.
"one good thing about music, when it hits you feel no pain"

paitomas disse...

minha memória não é minha maior virtude cara, mas se a gente trombar eu lembro (pelo menos acho que lembro) mas valeu a presença!!! e obrigado!!!

paitomas disse...

pela música, tudo !!!!!