terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cheikh Lo

Em minhas andanças por sites de Afro Beat, deparei-me com Cheikh Lo, ao escutar as primeiras músicas já comecei a procurar por mais e mais. O cara é uma fusão viva de estilos sonoros que contagia. Você não sabe muito bem se é Fela Kuti ou Música Cubana, e tudo muito bem orquestrado.

Cheikh Lo nasceu em burkina faso, na áfrica ocidental. Filho de senegaleses, cresceu rodeado de uma ampla variedade cultural e lingüística, e percorreu diversos países, não só da África - Senegal, Mali, Camarões - como da europa e da américa - França, Inglaterra, Cuba, Brasil. Toda essa variada bagagem acabou se refletindo inevitavelmente em sua obra, que apresenta uma mistura de influências de ritmos como o balax senegalês, a música bambara do mali, o souk do Zaire e ainda o afro-beat, o soul, o reggae, a guajira cubana e até a percussão bahiana. Outra marcante característica da música de Cheikh Lo é a intensa espiritualidade, perceptível e tocante mesmo a quem não entende a letra - afinal, suas canções são compostas em wolof, sua língua natal.

O primeiro álbum que baixei dele foi o disco Lamp Fall, de 2005, que ele lançou após um intervalo de 5 anos sem gravações, ele apresenta um artista original e surpreendente. Segundo ele próprio disse numa entrevista que achei, "o tema do álbum é a minha África, trata-se de um apelo contra a guerra e a pobreza. Mas também em favor do amor, da religião e da espiritualidade". Essa homenagem ao continente negro está presente não só na temática, mas também nos arranjos ousados e únicos, resultados de uma bem arrematada costura das várias Áfricas conhecidas pelo músico em suas peregrinações.

Preste atenção na faixa senegal-bresil, que mistura os tambores n'dokh's aos do nosso ilê aiyê, presente em trechos gravados em Salvador, Bahia.

(baixar lamp fall)

01) Sou
02) Lamp Fall
03) Xale
04) Kelle Magni
05) Senegal-Bresil
06) Sante Yalla
07) Toogayu M'Bedd
08) N'galula
09) Sama Kaani Xeen
10) Bamba Mo Woor
11) Fattaliku Demb
12) Kelle Magni (Encore)
13) Zikroulah




(baixar bambay gueej)

1. M'Beddemi
2. Jeunesse Senegal
3. N'Jarinu Garab
4. Bambay Gueej
5. N'Dawsile
6. Africaden
7. Bobo-Dioulasso
8. N'Dokh
9. Zikr

Um comentário:

Anônimo disse...

linda demais a música cubana cantada em wolof... obrigada