sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Frevo no Mundo


Ainda ando cheio de Olinda e Recife. Continuo escutando os frevos de bloco e pesquisando um pouco sobre suas hitórias e saudades. De todas as homenagens aos 100 anos do frevo realizadas desde o início de 2007, a menos tradicionalista foi o projeto Frevo do Mundo.

Aqui o frevo sopra centenárias velas num inédito diálogo da escola de metais de pernambuco com novos talentos do Brasil. Os artistas reconstroem clássicos do carnaval recifense como se fossem composíções suas. Até a típica marcação binária às vezes se dilui.

No Frevo do Mundo, os elementos aparentemente distantes do gênero - como sutis batidas eletrônicas, solos suaves de piano e violão - ressaltam esse mosaico sonoro das tradicionais orquestras. É a construção de um novo idioma. Isso até acontece verdadeiramente no frevo de rua que às vezes se infiltra no choro, no jazz e no erudito diferente do frevo pernambucano com letra que raramente experimenta novos caminhos. Em geral se conserva em apitos e bumbos.

Frevo do Mundo inova ao mostrar uma dezena de maneiras diferentes de cantar frevo-de-bloco e frevo-canção. O repertório reúne temas famosos e melodias menos familiares, mostrando que essa música pode ser ouvida não só no maravilhoso agito do carnaval mas também no sofá, no carro e em qualquer época do ano. Aqui a tradição se mantém e a novidade surge, tentando contribuir para a evolução do ritmo. Destaques para "é de fazer chorar" com Eddie (foto acima), "frevo da saudade" com Céu e "o dia vem raiando" com Orquestra Imperial. Mas, na verdade, é frevo, é frevo, é frevo!!!

(baixar frevo do mundo)


1. é de fazer chorar - eddie
2. fogão - joão donato
3. frevo de saudade - céu e 3 na massa
4.
metendo antraz - mundo livre s/a
5.
o dia vem raiando - orquestra imperial
6.
oh, bela! - china e sunga trio
7.
só presta quente - ortinho
8.
os melhores dias da minha vida - siba e a fuloresta
9. saudade - cordel do fogo encantado
10. paraquedista - isaar de frança
11. isquenta muié - flor de catus
12. frevo n°1 do recife - edu lobo
13. papel crepom - erasto vasconcelos
14. cabelo de fogo - orquestra popular da bomba do hemetério

2 comentários:

Anônimo disse...

É LINDO! É LINDO! É LINDO!

Anônimo disse...

BOM PRA CARALHO!!!!!