sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bande Ciné


Bande Ciné é um sexteto que faz releituras de música pop francesa da década de 60 e 70. Surgido em Recife em meados de 2007, a Bande Ciné faz um som dançante, cheio de balanço, com pitadas de jazz, bossa nova, iê-iê-iê, breginha e chachacha, passando ao largo do clichê das famosas chansons françaises. No repertório do grupo figuram músicas de cantores como France Gall, Dalida, Brigitte Bardot, Serge Gainsbourg, entre outros.

As primeiras idéias do projeto começaram a surgir em 2004 quando o cineasta Raul Luna apresentou o disco France Gall - Lounge Legends à Filipe Barros (guitarra e voz). O albúm apresentava um mistura muito peculiar de referências, produzindo um som extremamente pop e dançante, cheio de nuances com uma grande riqueza de arranjos. Após esse primeiro contato foi natural buscar outras referências e observar o quanto a maioria desses artistas foram influenciados pela música brasileira sobretudo a bossa nova e samba, e como o sucesso dos Beatles e do rock inglês terminou ofuscando a importância desses artistas.

O interessante é que o repertório da Bande Ciné não é estático e está sempre sendo renovado e incorporando novas canções. A banda traz sucessos como Tu Veux Ou Tu Veux Pas, versão francesa da composição "Nem Vem Que Não Tem", de Carlos Imperial, bastante popular no Brasil na voz de Wilson Simonal e Sympathique, canção da década de 1930 regravada pela Pink Martini sessenta anos depois. Figura em seu set list a música Tu Vuo' Fa L'Americano, de Renato Carosone, conhecida por integrar a trilha sonora do filme "O Talentoso Ripley".


O resultado da soma de todos esses elementos é uma proposta original e divertida produzida por Thiago Suruagy na bateria, Bruno Vitorino no contra-baixo, André Sette no teclado, Demóstenes no trompete, Filipe Barros na guitarra e voz e Tatiana Monteiro na voz.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc tava nesse show? acredito não! eu tava lá!!!