quinta-feira, 26 de julho de 2007

Junio Barreto - Melancolia Festiva


O poeta e compositor Junio Barreto é um homem de 40 anos nascido em Caruaru e curtido na infância à base de banda de pífanos, frevo, coco, baião, maracatu e xaxado. Na adolescência, ouviu rock inglês. Em seguida, reuniu-se na capital com outros pernambucanos para acompanhar de perto os movimentos locais que desembocariam no mangue beat. E, quando Recife começou a parecer pequena, mudou-se para São Paulo para se encantar com o candomblé, ao mesmo tempo em que assimilava o drum’n’bass e outras vertentes eletrônicas. E, no meio disso tudo, muita MPB.

Esse acúmulo musical foi devidamente filtrado por sua sensibilidade avessa a excessos, originando a textura sonora do disco que estou postando aí. Esse vídeo é um pequeno trecho da projeção que rola no show dele durante a música Santana.



O mais interessante, porém, é que todos os traços dessa diversidade estilística tornam-se meros súditos a serviço de sua majestade, o samba. A marcação binária e o ritmo fortemente sincopado espraiam-se pelas dez canções do álbum (todas de sua autoria, à exceção de A Mesma Rosa Amarela, de Carlos Pena Filho e Capiba). Mas cada um dos sambas tem personalidade própria. Aclimação, por exemplo, tem compactação nos arranjos e maior expansividade; e Oié é mais suave em suas levadas, enquanto Santana é colorida com elementos jazzísticos e adquire clima mais soturno. Fica a dica para você escutar Amigos Bons, uma homenagem aos bons amigos que fazem da caminha da vida una divertida troca de passos. Saravá!!!!!

O cara faz show HOJE, dia 26 de julho, no Studio SP. Vamu lá!.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eita que o som dele eh o melhor que ta tendo..O show teve sensacional,to querendo mais.
Valeu demais To,eita cabana boa!!!!

paitomas disse...

o show foi tudo de bom mesmo... agora é esperar o próximo. Fica a dica, se tiver a oportunidade de ver Junio Barreto ao vivo, VÁ!!!!!!

Anônimo disse...

porque pessoas assim não tocam em BH?