quarta-feira, 4 de julho de 2007

Caetano Veloso - Transa

Com este disco o cantor e compositor baiano reapareceu abusando de uma verdadeira rebeldia e ousadia para compor um dos melhores discos de todos os tempos.

Transa é o segundo disco em seu exílio em Londres (o artista tinha sido preso e expulso do país pela ditadura militar que governava o país, por tudo que o movimento tropicalista tinha feito e estava fazendo). Uma obra-prima, Caetano Veloso canta em inglês e português, mistura bossa-nova, jazz, samba, música folclórica e rock, numa sucessão de músicas de arranjos vigorosos e que fazem pensar como um artista conseguiu tanta inspiração.

Ali está a melancolia, a inquietação, a sensação de estrangeiro e o vislumbre com o "mundo civilizado". Neste trabalho a dor está bem representada em forma de arte. Há também uma sensação de frescor, de novidade e de um choque delicioso nas canções. Uma ponte entre o menino e o velho, um grito que escorre pelas melodias, percussões, violões e por sua voz que estava triste e revoltada. Ouça: You Don't Know Me, Nine Of Ten e It's Along Way.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém pode falar que não gosta de Caetano Veloso sem antes escutar Transa. Simplesmente o melhor álbum do toda a história da MPB.

paitomas disse...

Se é o melhor eu não sei, mas que é difícil falar um que seja melhor, isso é!!! Caetano é muito mais que acham dele. Quem o chama de irônico e chato eu sinceramente acho que são pessoas que não o compreendem. O cara zoa tudo e todos, inclusive a si próprio, e as pessoas acham que ele está esnobando... SALVE CAETANO VELOSO UM DOS GENIOS DA MUSICA MUNDIAL !!!

Anônimo disse...

O melhor de todos!
Sem dúvida!