terça-feira, 21 de agosto de 2007

Roberta Sá - Que belo estranho dia pra se ter alegria (2007)


Ao contrário de muitos artistas que surgem aos montes por aí, Roberta Sá trabalhou seu novo disco em seu tempo. O álbum de estréia, ''Braseiro'' (clique para baixar), saiu em 2004, já chamando atenção da crítica. E exatos três anos depois ela volta e se afirma com o fino '''Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria'' (Universal). O tal longo intervalo é visto por ela como uma característica de seu trabalho - Roberta Sá gosta de colher bem seu repertório e ficar íntima da música para poder gravá-la.

"Resolvi fazer o disco quando deu vontade, quando achei que tinha material tão rico quanto no primeiro", conta, em entrevista à Agência Estado. E emenda: "O tempo foi mais nessa questão de primeiro colher o repertório, escolher, falar com os compositores para poder parar para fazer o disco. Gosto desse processo, meu processo é lento, eu preciso ficar íntima da música para depois gravar".

Sua atitude revela maturidade de uma cantora que sabe o que quer. Com seu modo de garimpar, Roberta Sá pôde visualizar bem o que desejava e empregou sua notável voz em belas canções, entre novos e antigos compositores. Reuniu, em seu álbum, nomes que despontam no cenário da MPB, como Junio Barreto, Moreno Veloso, Pedro Luís (seu namorado), Rodrigo Maranhão, entre outros, e os misturou a grandes canções de Sidney Miller, Carvalhinho e Dona Ivone Lara.

Considerada revelação com o primeiro disco, pode-se dizer que com este segundo CD ela se firma de vez como um bom achado da nova geração da MPB. Se em ''''Braseiro'''' Roberta Sá passeava com mais afinco no samba de raiz, em ''''Que Belo Estranho Dia'''' a cantora explora, mais solta, o universo do gênero, passeando por vertentes como maxixe, jongo, marcha-rancho, choro, e até mesmo um quê de bossa e funk.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo disco. Assim com no primeiro, Braseiro, Roberta Sá escolheu um excelente repertório. Além disso, o disco conta com ótimos arranjos e ela está cantando melhor que nunca!

Ah! E continua uma gata!

Anônimo disse...

tem nego que não aguenta e fica de prosa!!! ACORDA !!!!

Cris Branco disse...

ótimo!!! não conhecia! valeu a pena! e continue nos apresentando os bons artistas!!