quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Lenine

Nasceu Osvaldo Lenine Macedo Pimentel, em Recife, Pernambuco, em 1959. Estudou música no Conservatório de Pernambuco e, aos 18 anos, fez as malas e foi para o Rio de Janeiro participar de um festival de música. Por lá ficou. Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor, poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas atividades. Lenine tornou-se uma personalidade da música brasileira, reconhecida pelo grande público, pela imprensa, por artistas e multiplicadores de opinião.

Este pernambucano de alma carioca, que já no começo dos anos 80, invadia o palco com bumbos rústicos, entoando tradicionais maracatus pernambucanos com uma linguagem pop é hoje um dos nomes mais representativos da nova safra da musica popular brasileira.

Logo que chegou ao Rio de Janeiro, Lenine começou a se socializar com músicos cariocas e diferentes tribos. Tornou-se amigo do percussionista Marcus Suzano e, com ele, gravou seu segundo disco em parceria, "Olho de peixe". O disco foi lançado discretamente, mas logo ganhou um boca-a-boca forte, conquistando fãs com sua mistura musical inovadora: o violão percussivo de Lenine com o pandeiro de Suzano, que transforma este pequeno instrumento tradicional do samba em uma ágil e completa bateria. Este álbum ilustra de forma sublime uma geração da música brasielira onde não há limites entre estilos tornando a música tão híbrida quanto em outras artes.

Música conteporânea brasielira, poderíamos chamar, se o próprio Lenine ja não tivesse nomeado sua música de "Música Planetária brasileira! MPB! A mistura dos sons, é o ponto de partida deste mútiplo artista. Mixando a eletrônica com o maracatu, o futuro com a tradição, o caboclinho com o funk e o pop com o rock, Lenine segue sua viagem e leva-nos com ele.

(baixar o som)

Em seu último álbum, acústico MTV, Lenine regrava algumas músicas, ampliando a qualidade musical e sua sonoridade apurada, além das gravações inéditas. Gravado no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, o disco contou com a superbanda base de Lenine, formada por Pantico (bateria), Guila (baixo) e Jr. Tostoi (guitarras). O projeto também teve as luxuosas participações do africano Richard Bona, da mexicana Julieta Venegas, do chileno Victor Astorga, do baterista Iggor Cavalera e do maestro Ruriá Duprat.

Destaque para a versão da música "a Ponte", que canta em parceria com o rapper Gogh de Brasília. A música ganha força e sentido diante da realidade deste país, bom de música e ruim de política, ou melhor dizendo, de políticos. (Valeu pelo post Popó).

3 comentários:

Anônimo disse...

lenine é o cara...
foi um prazer...
E sexta, dia 24/08 tem lenine e farofa carioca na estação do conde...em belo horizonte!
imperdível...é claro!
vamo!?!

stephanie disse...

err, eu brigando com os shares hoje pra permutar uma penca de lenine na agência memo, e ó ele aqui!

Anônimo disse...

SALVE PERNAMBUCO !!!!!!