terça-feira, 18 de março de 2008

Wado


Um dia me falaram "está faltando Wado na Cabana", eu disse que estava esperando. E foram mais ou menos quatro anos de espera pelo novo disco do Wado e como era de se esperar, o artista consegue novamente se reinventar, sem deixar cair um pinguinho só da qualidade do som e de suas letras e melhor que isso, sem perder suas características e influências principais.

Oswaldo Schlickmann, o catarinense radicado em Alagoas, depois de quase dois anos e meio tocando “sambas estranhos” com a banda Realismo Fantástico pelo eixo Rio–Sampa, em festivais nacionais aclamados e em países da Europa, resolve voltar ao seu berço musical, para compor um disco ainda mais periférico, como quem fecha uma trilogia e parte para uma nova, reinventando a própria história, como numa saga cinematográfica.

Terceiro Mundo Festivo é o nome da bolacha que dá força e uma nova roupagem aos sons periféricos como o funk carioca ou os afoxés baianos, passeando pelo reggaeton, pelo disco e pelo eletrônico com cara de Pau-Brasil. O samba continua lá, contido, escondidinho no meio dos outros ritmos.

Mas nesse novo trabalho, o que esquenta o sangue é constatação da forma como as periferias do mundo têm construído a nova música através de quase nada de matéria prima. Transformando arte bruta em estúdios caseiros, com microfones baratos e pouco conhecimento técnico, mas com muita urgência, energia e gana.

A subversão não está mais na estética do punk, domesticado e adocicado em canções de amor. O que dá voz a quem não tem voz hoje são ritmos como o funk carioca, o reggaeton e os afoxés baianos. Wado foi beber nestas astúcias da periferia para construir a estética de seu novo álbum.

Pode abraçar que é som do bom!!!


Terceiro Mundo Festivo - 2008

(baixar)


A Farsa do Samba Nublado - 2004

(baixar)


Cinema Auditivo - 2002

(baixar)


Manifesto da Arte Periférica - 2001

(baixar)

4 comentários:

Anônimo disse...

pois é né....
quem mandou ser tão cabeça dura!
falei mil vezes....falo a mais de tres anos!!! te dei o cd!!!!!!!

mas a teimosia grande demais !!!!

fiz de tudo...meu próximo passo ja estava até sendo planejado com direito à táticas e lavagem cerebral...mas não precisou né...ainda bem!
agora posso me ocupar de outros assuntos! hahahaha!

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

wado,

q som gostoso esse cara faz. como eu não conhecia antes? quando vai ter show dele em bh?

bjs

Juh disse...

"som gostoso". é isso :)