terça-feira, 18 de março de 2008

Mercadorias e Futuro - Lirinha


Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado, apresentou em São Paulo sua peça teatral Mercadorias e Futuro. Monólogo de autoria, direção e dramaturgia do próprio. O espetáculo fala sobre a dificuldade de unir arte e trabalho, sobre comércio e direitos autorais.

Livovsky, o personagem, é um vendedor de livros, o palco se transforma numa espécie de feira, como as que antigamente eram vendidas as poesias metrificadas penduradas em cordões (hoje, a chamada literatura de cordel). O objetivo é refletir sobre a condição de artista e vendedor. A idéia da peça surgiu quando Lirinha começou a escrever um livro com o mesmo nome, e a peça seria uma maneira de divulgar o livro, porém, a peça foi tomando forma antes do livro, que nem ao menos foi publicado.

Mercadorias e Futuro fala de um vendedor, Livovsky, que tenta vender um livro de profecias, ele chega sozinho, monta sua parafernália de som e luz, e faz de tudo para vender. Além de citações de profetas que compões o livro, também há citações de poetas reais - quando entra o improviso de Lirinha com toda sua memória e conhecimento poético -, como Zé da Luz, Manoel Filó e Lourival Batista. Essas músicas fazem parte da peça.

(baixar poesias)
*link sombarato

Um comentário:

Anônimo disse...

Axé pro filho do poeta zé da luz