segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Mundo Livre S/A

Sempre escutei falar da importância do Mundo Livre S/A e de Fred Zero Quatro para a cena Mangue em Pernambuco. Mas só escutando um álbum de 1998 é que consegui perceber isso de uma forma mais clara.

O Mundo Livre S/A surgiu em 1984, oriunda de restos de bandas punks. O nome foi extraído do personagem de TV Agente 86, que fazia diversas apologias ao mundo livre. Nasceu no bairro beira-mar de Candeias, em Recife, mesmo lugar em que foi redigido o manifesto Caranguejos com Cérebro, marco do Movimento Mangue, que prega a universalização/atualização da música pernambucana. Fred Zero Quatro (foto abaixo), vocalista do Mundo Livre S/A, foi o autor do manifesto, juntamente com Renato L. e Chico Science.

Inicialmente o som dos caras era uma recriação do punk rock com inserções de guitarra baiana, depois a banda foi introduzindo o maracatu, o samba, Jorge Benjor e diversas experimentações, tornando sua música bastante peculiar.

Porém, foi somente após a propagação do movimento mangue pelo Brasil, no começo dos anos 90, que o Mundo Livre S/A pôde sair do anonimato. Em 94, lançou seu primeiro disco, Samba Esquema Noise, que foi bem recebido pela crítica, elogiado pela inusitada mistura de samba, guitarras pesadas e samplers. Porém, com o rótulo de um som cult, a banda foi apreciada por um público muito restrito.

Em 96, lançaram o segundo CD, Guentando a Ôia, que mistura músicas mais recentes com músicas do início da banda, criadas nos anos 80. Reafirma-se, nesse trabalho, a postura política do grupo. Mesmo recebidos ainda com uma certa indiferença pelo público, puderam fazer shows na França, México e Estados Unidos.

Em 97, após a morte de Chico Science, Fred Zero Quatro escreveu um segundo manifesto, Quanto Vale uma Vida?. Ainda entre o segundo e o terceiro trabalho, Otto, então percussionista da Mundo Livre S/A, deixou a banda para seguir carreira solo, e entrou Marcelo Pianinho.

Carnaval na Obra, de 1998, é o disco que citei acima, ele é recheado de críticas ao governo e influências de Jorge Benjor. Manteve a mistura de músicas novas com criações antigas. Naquele ano, Mundo Livre S/A foi considerada a melhor banda pela crítica especializada. Ouvindo esse disco a gente entende de onde veio a ispiração para bandas como Mombojó, Cabidela, Eddie, Otto, Areia, Bonsucesso Samba Clube, Itacarina e outras tantas que compõem uma geração de bons músicos da cena chamada "pós-mangue".

Mundo Livre S/A é: Fred Zero Quatro, Xef Tony, Bactéria Maresia, Fábio Goro, Marcelo Pianinho.

Mundo Livre S/A - Carnaval na Obra (1998)

(baixar o som dos cabra)

3 comentários:

Anônimo disse...

a cabana tá pra peixe :.)

Anônimo disse...

e a valéria? rsrsr

Anônimo disse...

sem querer ser chata, mas Candeias é um bairro de Jaboatão dos Guararapes, que é uma cidade vizinha ao Recife. Tão vizinha que é difícil saber onde começa ou termina o Recife ou Jaboatão.