quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Meu nome não Johnny - Trilha Sonora

Ontem fui ver o filme "Meu Nome Não Johnny" que conta a história de João Estrella, um viciado em cocaína, mas que não era apenas mais um viciado, para sustentar o consumo pessoal, tornou-se ele mesmo um traficante, vendendo a cocaína mais pura do Rio em festas da Zona Sul.

Achei muito bom! Além de uma abordagem menos fantasiosa de como as coisas realmente são, o filme acaba com a imagem equivocada de traficante, sempre ligado aos morros e favelas. Um filme com trilha sonora maravilhosa, excelente fotografia e direção de arte e que sob a direção de Mauro Lima às vezes parece tão leve e inconseqüente quanto seu personagem.

João Estrella em 1995 (à esquerda), pouco antes da prisão, e três anos depois já limpo, após a saída da prisão/ Arquivo pessoal

Muito bem-humorado, não tem a violência dos filmes que focam o tráfico pelo lado da favela – ou dos fornecedores –, como Cidade de Deus e Tropa de Elite. Filho de pais permissivos que fechavam os olhos para suas farras cada vez mais desregradas, Estrella nunca pisou em um morro. Tinha fornecedores para fazer esse caminho por ele. Começou a vender pequenas quantidades, no início dos anos 80. Quando a polícia finalmente o pegou, em 1995, ele estava com 6 quilos em seu poder.

Durante o filme a trilha sonora foi me chamando a atenção, principalmente a deliciosa versão de Olivia Broadfield para "It´s a Long Way", de Caetano Veloso. Deguste essa música, pois vale a pena.

4 comentários:

stephanie disse...

pára tudo! dentro da baleia, mora o mestre joooonas!

Anônimo disse...

Achei a trilha muito melhor que o filme! O filme é chato e a direção inconstante, achei bem boring. Mas a trilha é realmente o fino!!!

Laura Lopes disse...

Valeeeeeeeeeu, tava procurando esse disco pra baixar, justamente por causa da versão se long way!
Beijos!

Anônimo disse...

é cocada boa
ééééééé cocada boa!!!