segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Comadre Fulozinha

Comadre Fulozinha é uma personagem mitológica do Nordeste brasileiro, o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata protegendo a natureza dos caçadores, que gosta de ser agradada com presentes, principalmente fumo e mel.

Com o mesmo nome dessa figura sorumbática, a banda Comadre Fulozinha é uma das vedetes de uma geração de músicos nordestinos que conquistou outros mercados do Brasil, ainda que com um repertório, em geral, regionalizado. Liderado pela cantora e percussionista Karina Buhr e criado em 1997, o Comadre Fulozinha mistura coco, maracatu, ciranda, xote e outros ritmos. (da uma olhada nessa canja da Karina)



Desde que foi formado em 1997, algumas mudanças ocorreram. Para começar, o nome: Comadre Florzinha transformou-se em Comadre Fulozinha. A seguir, a formação: de sexteto, reduziu-se à dupla de cantoras percussionistas Karina Buhr e Isaar de França (foto abaixo).

Por fim, o repertório. Em "Comadre Florzinha", predominavam músicas de domínio público, enquanto no segundo disco "Tocar Na Banda", investe-se principalmente em material original. Contudo, o som em si não se alterou. Permanece fincado nos ritmos populares do Nordeste.

Comadre Florzinha - Comadre Florzinha (1999)

(baixar som)


Comadre Fulozinha - Tocar na Banda (2003)

(baixar o som)

4 comentários:

Anônimo disse...

Pai,
Parabens pelo blog!
Uma observação: O link do Toninho Horta "once I loved" desapareceu do hospedeiro.Seria possivel re-posta-lo?

paitomas disse...

Claro. Hj até o fim do dia arrumo isso. Obrigado pela visita e volte sempre. A cabana é nossa!!!

Anônimo disse...

Estarei sempre por aqui.
Obrigado pela atenção.

paitomas disse...

link atualizado.
Obrigado mais uma vez pela presença!!