terça-feira, 11 de setembro de 2007

Elis, a Regina.



Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre em 17 de agosto de 1945.

Foi, sem dúvida, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Com técnica e garra, lançou alguns dos principais compositores brasileiros, como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes - só não lançou Chico Buarque porque resolveu pensar sobre o assunto - Nara Leão foi mais rápida.

A "pimentinha", como era chamada, tinha - como João Gilberto - a perfeição como meta. Exigia muito de seus músicos e compositores, exigia de sua gravadora, exigia de sua voz. Ganhávamos nós, o público. Não foi sempre assim - quando veio do Rio Grande do Sul tentou carreira no Rio de Janeiro - não foi pra frente. Seus primeiros discos são repletos das exigências da mídia, Elis teve que cantar o que vendia na época.

Transferindo-se para São Paulo, encontrou a cidade de braços abertos. Foi aqui que Elis chegou a perfeição, e foi aqui que se transformou numa tradição, tal qual sua amiga Rita Lee. Elis virou São Paulo, que a acolheu e a recolheu, quando se foi aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982, vítima de overdose.

Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil. E era. A voz de Elis soava como instrumento afinado, não perdendo, nem por um minuto, o carisma e a emoção em cada canção.

Envolveu-se com tudo de forma radical - com a música, com a política, com a vida. Maldita para muitos, Elis tinha sempre a frase certeira, a mente afiada, propósitos firmes: "Cara feia pra mim é bode... Sou mais ardida que pimenta!".


Elis Regina - Em pleno verão (1970)

Esse primeiro álbum foi lançado originalmente em 70 reúne pérolas, como "Vou Deitar E Rolar" (Quaquaraquaquá) (Baden Powell/Paulo César Pinheiro), "Fechado Pra Balanço" (Gilberto Gil) e "Bicho Do Mato". Destaque para o dueto com Tim Maia na faixa, "These Are The Songs".

(baixar som)



Elis Regina - Perfil (2003)

Esta compilação reúne os sucessos de Elis. Vale a pena conferir os clássicos, "O Bêbado E A Equilibrista", "Águas De Março" (Elis & Tom), "Como Nossos Pais", "Madalena" e "Fascinação (Fascination)".

(baixar som)



Elis Regina - Falso Brilhante (1976)

Nesse álbum, lançado originalmente em 1976, Elis assume influências do rock e do blues. Destaque para as canções de Belchior, "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida", e para a eterna "Fascinação".

(baixar o som)

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Irmandade!!!

Só sonzeira!!!

Valeu por postar!

Abs,