quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Maciel Salu - Na Luz do Carbureto (2006)


Maciel Salú teve uma infância enriquecida pelos ritmos do Maracatu Rural, Cavalo Marinho, Ciranda e outros, cultivados em sua família com maestria por seu avô João Salú e seu pai Mestre Salustiano. Cresceu, portanto, em contato permanente com vários mestres da Cultura Popular. Sem dúvida, este jovem talentoso, que é Rabequeiro, Cantor e Compositor, tem uma herança poético-musical privilegiada.

Em sua trajetória musical, Maciel Salú começou nos grupos da família Salustiano, os Quentes do Forró, e o Sonho da Rabeca, ao lado do seu pai e dos seus irmãos. Mas o caboclo de jeito sereno, um tanto tímido, também não perdeu a atenção à cena musical contemporânea, que no Brasil, particularmente em Pernambuco, revigora-se com o Mangue Beat.

Em 1997 integrou-se ao Chão e Chinelo, sendo o vocalista, rabequeiro e um dos compositores da banda. Foi uma experiência de três anos. Participou de festivais nacionais e internacionais, como o festival de Nantes na França em (2000), além da gravação do cd Loa do Boi Meia Noite em (1999).

A tudo isso somam-se as viagens pelo mundo do som eletrônico. Como integrante da Orquestra Santa Massa, Maciel imprime os acordes de sua rabeca, junto com a guitarra e samplers do DJ Dolores. Parceria Aplaudida no Free Jazz (Rio e São Paulo), e Abril pro Rock (Recife), além de no European Tour 2003, no qual fez shows por nove países europeus durante os meses de Junho Julho e Agosto.

O sucesso foi tamanho que a turnê ampliou-se para a América do Norte, mas precisamente em Nova Iorque, no festival Lincoln Center (2003).

Celebremos esta nova tradução de Pernambuco para o Mundo. Salve Maciel Salu!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Má minino, que zonzêra da peste!
Purreta que nem ela só.
Êta cabana pra butá uns cabra desconhecido nos uvido nosso!
Salve, Pai!

paitomas disse...

êta brasil pra produzir tanta gente boa!! Salve salve nossa cultura regional!! (aquela que não aparece no jornal nacional)