segunda-feira, 23 de abril de 2007

Novos Baianos: Vamos pro Mundo (1974)

Os "Novos Baianos" foram um exemplo lapidar de um grupo pautado na base cultural brasileira, mas com toda uma preocupação de ter um som com elementos universais. Ativo entre os anos de 69 e 79, o grupo lançou oito trabalhos que viraram marcos no contexto da música popular brasileira e até do rock brasileiro dos anos setenta.

Utilizando-se de diversos gêneros musicais brasileiros, o grupo cozinhou em seu caldeirão João Gilberto, Luiz Gongaga, choro, afoxé, e toda a parafernália eletrica de Dodô à Jimmy Hendrix. Os Novos Baianos tornaram-se emblemáticos dentro da indústria cultural brasileira pela constante referência às matrizes musicais nordestinas incorporando também tangos, sambas e boleros, operando a clássica infusão tropicalista, divulgada alguns anos antes pelos seus conterrâneos tropicalistas Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Tom Zé.

Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália , Luiz Dias Galvão, Morais Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil tocam juntos pela primeira vez em Salvador, no show "Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio", em 69. Ainda neste ano se inscrevem no "V Festival de MPB da TV Record", com a música De Vera. Nas apresentações em palco e gravações, o grupo era acompanhado inicialmente pelo grupo "Os Leifs", do qual faziam parte Pepeu Gomes e seu irmão baterista, Jorginho Gomes. O guitarrista Pepeu Gomes se incorpora definitivamente ao grupo e passa, juntamente com Mores Moreira, a ter um papel de arranjador musical no Novos Baianos.



(baixar o som)

Nenhum comentário: