quinta-feira, 12 de abril de 2007

Cartola (1974)

O que faria uma pessoa que conseguiu o respeito e a credibilidade de sua comunidade e, de repente, inicia um processo de declínio e se vê obrigado a lavar carros nas calçadas para manter a sobrevivência? Foi assim que aconteceu com o compositor carioca Angenor de Oliveira, o Cartola. Depois de conhecer a fama foi até considerado morto desaparecendo por completo do cenário artístico, no entanto, não se deu por vencido e foi sobreviver como podia, lavando e enxugando automóveis na rua.

Até que um dia o cronista Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta o "redescobriu", começaria assim uma nova vida. Disposto a superar as dificuldades, não se intimidou. Seguindo adiante aos 65 anos de idade entra nos estúdios de gravação e nos dias 20 e 21 de fevereiro e 16 e 17 de março de 1974 grava seu primeiro LP produzido pela etiqueta Marcus Parerira incluindo novas e antigas canções.

Cartola foi um dos baluartes da música brasileira, com a realização deste seu primeiro disco abria um caminho para outros que foram produzidos com igual dedicação e talento, demonstrando que não se tem idade para recomeçar, basta ser digno, confiar em seus próprios méritos e ter humildade suficiente como antídoto necessário para viver em plenitude. Este disco é reafirmação desses valores!





2 comentários:

Unknown disse...

É Tomás!
Não conhecia a história do lavador de carros nem tãopouco que ele só foi gravar tão tarde por ter sido redescoberto.
Pra mim, ele é um gênio tal qual Tom Jobim, ou Villa-Lobos, ou Chopin, ao seu modo claro...

Fantástico o blog!!
Abração!

paitomas disse...

Valeu pela presença e cometário!! Então, a história do Cartola é realmente linda, como as canções que ele escreveu.

Ainda não vi o filme, mas espero que seja digno ao que ele se propõe.

Se quiser saber mais sobre a história desse poeta e mestre do samba acesse:
http://www.samba-choro.com.br/artistas/cartola

Volte sempre pois a cabana é nossa!!