segunda-feira, 23 de abril de 2007

Chico Buarque: Calabar (1973)

A peça Calabar: o Elogio da Traição, foi escrita no final de 1973, em parceria com o cineasta Ruy Guerra e dirigida por Fernando Peixoto. A peça relativiza a posição de Domingos Fernandes Calabar no episódio histórico em que ele preferiu tomar partido ao lado dos holandeses contra a coroa portuguesa.

Era uma das mais caras produções teatrais da época, custou cerca de 30 mil dólares e empregava mais de 80 pessoas. Como sempre, a censura do regime militar deveria aprovar e liberar a obra em um ensaio especialmente dedicado a isso. Depois de toda a montagem pronta e da primeira liberação do texto, veio a espera pela aprovação final. Foram três meses de expectativa e, em 20 de outubro de 1974, o general Antônio Bandeira, da Polícia Federal, sem motivo aparente, proibiu a peça, proibiu o nome "Calabar" e proibiu que a proibição fosse divulgada.

O prejuízo para os autores e para o ator Fernando Torres, produtores da montagem, foi enorme. Seis anos mais tarde, uma nova montagem estrearia, desta vez, liberada pela censura.

Trilha sonora para a peça "Calabar", de Ruy Guerra e Chico Buarque, que reúne canções interpretadas pelo cantor e compositor. Vale a pena conferir as faixas "Cala A Boca Bárbara", "Não Existe Pecado Ao Sul Do Equador", "Fortaleza" e "Tatuagem".



Um comentário:

riktok disse...

existe alguma versão em Cd do Calabar sem as mutilações da censura?teno o vinil original, n consigo não me sentir revoltado quando alguma palavra é cortada .. censura, ditadura idiota.anyway, é uma obra prima .