quarta-feira, 13 de maio de 2009

Wilson Simonal - Discografia e História

Wilson Simonal de Castro nasceu no Rio, em 1939. Ao servir o exército começou a cantar nas festas do regimento. Depois da baixa das forças armadas começou a cantar em shows, principalmente rocks e calipsos, cantados em inglês. Por volta de 1961 foi descoberto pelo produtor e compositor Carlos Imperial e aí começa sua carreira profissional. Em 1963 é lançado pela Odeon o LP "Wilson Simonal tem algo mais", com arranjos do veterano Lyrio Panicali. Esse disco contava com sucessos da bossa nova como "Telefone" e "Menina flor". "Amanhecendo", de Roberto Menescal e Lula Freire, que tinha uma gravação bem sucedida com "Os Cariocas", recebeu aqui um tratamento suingado, jazzístico, com um resultado impressionante. Não havia dúvidas, estava ali um potencial grande cantor.

(baixar wilson simonal - tem algo mais)

O LP seguinte, o segundo da fase bossa nova, foi "A nova dimensão do samba", de 1964. Arranjos de Panicali e do novato Eumir Deodato. Esse abria com "Nanã", do genial Moacir Santos. Contava com "Só saudade" e "Inútil paisagem", de Tom, "Rapaz de bem", de Johnny Alf, entre outros. Acho que a faixa mais impactante era "Nanã". Este disco confirmava o grande cantor. Simonal começava a ganhar a fama de melhor cantor da bossa nova, aproveitando-se da reclusão do papa João Gilberto, que raramente cantava.

(baixar wilson simonal - a nova dimensão do samba)

O terceiro LP foi "Wilson Simonal", lançado em março de 65, menos de um ano depois do anterior, fato raro no Brasil. Novamente arranjos de Lyrio Panicali e Deodato. Para mim a faixa impactante foi "Chuva", de Durval Ferreira e Pedro Camargo. Tinha ainda algumas músicas de Ary Barroso, outras de Carlos Lyra, Tom Jobim, e "Rio do meu amor", de Billy Blanco, que Simonal defendeu num festival da época. E tinha, para choque dos fãs da bossa nova, uma canção que estava mais para rock do que para MPB, "Juca bobão". Era o prenúncio da queda.

(baixar wilson simonal - wilson simonal)

Deixando de lado tantos detalhes, Simonal gravou algum tempo depois disto uma canção chamada "Mamãe passou açúcar em mim". A letra dizia mais ou menos assim: "Eu era neném, não tinha talco, mamãe passou açúcar ni mim". A idéia é que o narrador tinha ficado tão doce que as mulheres, a vida inteira, corriam atrás dele. Um besteirol total, como letra e como melodia. Pois foi essa canção que levou o cantor para a popularidade com o grande público, fazendo com que chegasse a rivalizar com Roberto Carlos na preferência do público. Tinha nascido a pilantragem, nome que ele deu a esse estilo iniciado com "Juca bobão" e consagrado com "Mamãe passou açúcar…".

Os amantes da música de boa qualidade ficaram chocados com esse barateamento de um talento e se afastaram de Simonal. Mas talentoso ele continuou. Em 1970, ele fez dueto com Sarah Vaughan, transmitido pela TV Tupi. Em duas canções, "Oh happy days" e "The shadow of your smile", o jovem cantor de 30 anos dialoga com uma das rainhas do jazz, de 45, de igual para igual, improvisando, variando, e sendo tratado por ela absolutamente como um igual. É de vera impressionante. (vale a pena ver)



De repente Simonal sumiu. Parou de fazer shows, não gravou mais. Aos poucos os fatos se espalharam pelo Rio: Simonal seria dedo-duro do DOPS — o famigerado Departamento da Ordem Política e Social, para onde eram levados os presos políticos. Qualquer músico que tocasse com ele iria para uma lista negra e não tocaria mais. O cantor precisava no mínimo de um pianista, de preferência um baixista e um baterista também. SIMONAL NUNCA MAIS CANTOU. Sobreviveu mais de vinte anos sem poder cantar, até morrer de cirrose causada por alcoolismo.

Não vi esse novo documentário, mas li tudo que achei nos jornais sobre ele. Eis os fatos reais, de acordo com o relato de diferentes pessoas: Simonal achava que seu contador o estava roubando, e contratou dois meganhas para dar uma surra no mesmo. O surrado deu queixa na polícia e o cantor foi processado e condenado — entendo que não foi preso por ser criminoso primário. A história se espalhou e muita gente do meio musical cobrou de Simonal por que ele teria mandado dar a surra.

Acontece que os meganhas contratados por ele eram do DOPS, tinham feito um bico no horário de folga. Simonal, que tinha um lado infantil e mentiroso, passou a espalhar: "Ninguém mexa comigo porque eu tenho amigos no DOPS". Essa mentira, somada ao fato de que o cantor era visto como favorável ao governo militar, fez com que alguma misteriosa entidade dona da verdade "politicamente correta" decretasse o banimento dele. Ninguém sabe, ninguém viu, quem era essa misteriosa pessoa, ou grupo de pessoas, que teve esse poder monstruoso: decretar a morte profissional de um grande artista. Mas a Cabana do Pai revive Simonal e coloca vários sons dele aqui pra quem quiser se aventurar nessa "pilantragem". Salve Simonal!!!!



13 comentários:

Anônimo disse...

simonal tá na moda, isso já me deixa meio com preguiça. Mas o vídeo dele que você colocou aí é sensacional. a desenvoltura do cara nas gringas e a qualidade do som que ele fazia impressiona! parabéns pelo resgate! pura mpb!

Unknown disse...

Valeu demais, nego! Não acho nada ruim se o Simonal entrar na moda. Eu jamais tive um conceito sobre ele. Pelo contrário, tinha um preconceito. Eu o desconhecia musicalmente, por ele ter caído nesse ostracismo absurdo. Mais uma vez: dedo duro ou não, vale a pena conhcer o artista extraordinário que foi o Simona! Já estou degustando! Abraço!

paitomas disse...

concordo com você Miguel, na moda ou não, é uma oportunidade de conhecermos melhor sua produção. Confesso que conhecia pouca coisa, e me impressionei com a qualidade do som do cara. Esse vídeo com a Sarah fala tudo!!! Valeu pela visita galera!! A Cabana é nossa!!

CLUBE DA BOSSA JAZZ LARANJEIRAS disse...

Muito legal este blog, principalmente a parte com o excelente Simonal, se posso acrescentar o pessoal que acompanhava ele no video com a Sarah, tinha no piano Cesar Camargo Mariano, na batera Toninho e posso presumir que no baixo, sem dar para ver, Sabá, este último amigo de infância de meu pai e tio, que na época tocava no Som Tres, que acompanhou Elis, enfim só gente da pesada, parabéns

CLUBE DA BOSSA JAZZ LARANJEIRAS disse...

Complementando sobre o video de Sarah e Simonal , na segunda música entra o time dela pra bola ficar também redonda, abraços

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE TUDO
MAS O QUE NAO VEJO EM LUGAR ALGUM
SAO COMENTARIOS QUE CIRCULAM LIVRE ENTRE MUSICOS DA NOITE PAULISTANA DOS ANOS 60 QUE A QUEDA DE SIMONAL FOI EXIGIDA E ORQUESTRADA POR ROBERTO CARLOS .ISTO E UM ASSUNTO MUITO COMUM ENTRE MUSICOS DA EPOCA E NUNCA VI UMA MATERIA SEQUER SOBRE O ASSUNTO .

Anônimo disse...

ele era muito melhor que roberto carlos, como as pessoas eram capazes de coisas tão baixas!!!

Lory Moreira disse...

os links estão todos dando erro. Vc teria esses cds em outro site para disponibilizar? Grata.

Wolflopes_68 disse...

Saldações a todos! A cabana do pai esta uma brasa mora!! Gostei do informativo compacto e direto. Tem linkes quebrados podeiam ser restaurados ou trocados. Grato, e vou dar mais uma olhada no blogue.

Anônimo disse...

SIMONAL foi sem a menor duvida o melhor cantor do Brasil de todos os tempos.
Assisti um show dele e pude desfrutar daquele controle irreverente que ele fazia na plateia.
Sua voz era forte e firme, pulsativa dentro do mais absoluto ritimo.
Ele hipnotizava a plateia. As musicas mais simples brilhavam como diamantes no som de sua voz.
Foi o maior desperdicio artistico o seu abandono pela midia, depois de um erro que ele cometeu.
Nunca vou me conformar.
Adoro o Simona
Marco Antonio

Anônimo disse...

DISCOGRAFIA SIMONAL
Os links diretos são:
.
1ª Parte :
http://www.fileserve.com/file/YrEsrfs
2ª Parte :
http://www.fileserve.com/file/4qAn2We
3ª Parte :
http://www.fileserve.com/file/xvVd2DB

.
Créditos para esse blog:
http://downloadcult.blogspot.com/2011/05/discografia-wilson-simonal.html

Anônimo disse...

Créditos para esse blog:

http://downloadcult.blogspot.com

Unknown disse...

bom dia amigos achei seu blog por acaso e vir os albuns do simonal e tentei baixar mais os links estão quebrados.