sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Akira Kurosawa - Dreams (1990)


Para Freud, os sonhos expressam a realização de desejos inconscientes. Para Jung, os sonhos não apenas revelam desejos reprimidos, mas também são uma ferramenta da psiquê para buscar equilíbrio por meio de compensação. No entanto, consideradas as diferenças, os dois autores concordam num ponto: os sonhos são a estrada através da qual o conhecimento do inconsciente se torna possível.

Seja qual for a metodologia, nada seria mais proveitoso do que a pura entrega ao espetáculo do sonho, reino de imagens poéticas e sons cuja mensagem sempre se mostra misteriosa e cativante. Assim são os sonhos apresentados em "Dreams" de Akira Kurosawa. O filme, baseado em sonhos verdadeiros do diretor japonês, é constituído de oito sonhos independentes. A coesão dos vários sonhos é a experiência de seu personagem principal, desde a infância até a fase adulta e os desafios que cada fase encerra.

Sonho 1 - Brilho do sol através da chuva
Sonho 2 - O pomar do pessêgo
Sonho 3 - A tempestade de neve
Sonho 4 - O túnel
Sonho 5 - Corvos
Sonho 6 - O monte Fuji em vermelho
Sonho 7 - O demônio chorão
Sonho 8 - A aldeia do moinho de água

3 comentários:

Dorothy disse...

Esse mundo grande pequeno de encontros inusitados....

Anônimo disse...

Que isso, pai tumas!
Ducaralho vc colocar o "Dreams" na Cabana.
Esse foi um dos filmes que mais "amassaram" a minha cabeça.
Fiquei alucinado quando vi pela primeira vez (acho que tinha uns 15 anos) e saí vendo tudo que encontrava do Kurosawa.
Grande pedida!!
Grande Cabana!

Abraço do Mogli.

Zezé Almeida disse...

Paitomas,
Ha muito procurava...
E hoje os caminhos me trouxe até essa cabana e quase não acreditei; aqui está o filme Sonhos.
Um filme que vi há muito tempo e que ficou em minha memória
O Sonho 5 com referência a Van Gogh é a minha parte predileta.
Só que o Sonho 8 me parece offline.
Quando tiver um tempinho, dá uma verificada ae. Thanks!