sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Barack, o nosso Osama


Não poderia começar o ano sem dividir com vocês esse novo momento mundial. Há muito tempo eu não dividia com tantas pessoas um sentimento comum: a esperança. Barack Obama conseguiu não só colocar o mundo diante da TV, Rádio, Internet, o que seja. Mas, ele conseguiu unir todos em torno da Esperança. A esperança de dias melhores, a esperança de justiça e coerência, a esperança de uma nação líder ao invés de nação império, queremos mais das relações institucionais e Barack Obama aparece como uma possibilidade nem tanto à Cuba, nem tanto à Bush (já vai tarde).

Negro, Barack é o terrorista dos conservadores de ultra-direita, da industria bélica, dos patológicos imperialistas americanóides, para todos eles Barack é Osama. E que seja!!!!! Que esse cara consiga fazer mais do que esperamos dele, que não acabe somente com a tortura em Guantanamo, mas que ajude a combater a fome na Africa, sua terra mãe, que consiga respeitar o mundo e as diferenças entre povos e, principalmente, que sustente todos valores avivados em sua campanha e na sua posse. Acho que pela primeira vez o mundo está torcendo pelos Estados Unidos. God bless Barack, o nosso Osama.

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu não espero tudo isso de Obama, mas adorei seu texto. Parabéns!

stephanie disse...

gosto do baque que obama representa, e muito mais do que por ser negro (não gosto quando esse estigma vem primeiro, inclusive), mas no sentido da contra-reforma mesmo. é bonito. uma onda de esperança. no entanto, (1) tenho medo dessa onda de esperança ser um tiro no pé - qualquer coisa que fizer de errado (ou menos certo) tende a representar uma grande decepção (como você mesmo diz, "expectativa é.. " esqueci, mas é isso); (2) lembremos que antes de salvador do mundo, é o presidente dos estados unidos, e como tal, ele tem um país em crise financeira, de imagem, política, etc, para tomar. há de cuidar de sua entidade. não acredito que ele vá REVERTER quadros pelo mundo fora de seu país assim, a ponto de ajustar a áfrica. acredito que ele terá uma consciência global que bush não tinha, e gosto disso. bastante. comemorei sua vitória. sua equipe é promissora. seu governo aparentemente acata a participação do público. democracia, enfim. mas também não acredito que ele vá acabar com os GRANDES equívocos da direita, como diz, porque a direita gira caixa para a entidade dele, que está em crise. das empresas à indústria bélica. como no caso acima, acredito que ele vá balancear melhor, com essa consciência que bush ignorava. obama já fez parte de um partido socialista, estudou em harvard financiado pelo mentor dos panteras negras e mantém relações com louis farrakhan. o grande santo ele não é. ninguém é. meu ponto não é atacá-lo, eu também o apoio, é apenas tomarmos cuidado com essa esperança exacerbada, o obama nas alturas.

paitumás disse...

stephanie, não vejo-o como o são benedito das américas. Mas o que ele fez, a mobilização que tem causado, o sentimento por ele despertado é inédito nos nossos tempos. Foi só isso que quis dividir neste post. Sua opinião é nobre, como qualquer outra, puxa as pessoas para o pé no chão. Mas, cuidado com esse cetismo extremado. Às vezes é bom voar. Alivia a alma e faz andar pra frente.
Bjs

Anônimo disse...

não vi ninguém falando em "salvador mundo". claro que estão fazendo mais festa do que o real significado, ninguém é bobo aqui PELAMOR NÉ?.

deixe o povo sonhar o que move a vida são sonhos e não me acorde no melhor momento do meu.

adorei o texto e adoro sonhar.

bjs

stephanie disse...

não me sinto cética. sou movida mais a sonhos e ideais do que qualquer outra coisa, você sabe. eu acredito no obama. e sonho, só que por outros caminhos junto a ele. acho belo o sentimento que ele trouxe, escrevi logo no começo. comemorei. e acredito que ele vá trazer boas mudanças, mas quiçá diferentes do que essa grande espera ansia. esses grandes problemas são resolvidos aos poucos. é mais um medo de futuro descrédito dele, mesmo quando ele acertar, do que ceticismo.

Luiz Kriwat disse...

Querido amigo, irmão, de ante mão já te conto que você é daquelas pessoas que gosto de discutir! Discussão é uma palavra boa, saudável e que nos enriquece e aproxima das pessoas... se usada com sabedoria e respeito. Depois de várias conversas e discordâncias hoje venho pra engrossar o canto que entoa! "Barack Obama aparece como uma possibilidade nem tanto à Cuba, nem tanto à Bush (já vai tarde)" Tirando o "ja vai tarde" que deu a Bush, que eu diria "já FOI MUITO tarde" enxergo tudo isso desse mesmo prisma! Há quanto tempo o mundo não acorda em meio a esperança, que diga-se de passagem com o fechamento anunciado de "Guantanamo" ganhou mais força... O mundo tem um novo cenário e Obama tem a chance de ser o ator principal! Grande abraço!!!

ps>tomei a liberdade de colocá-lo como site relacionado no meu blog!

Anônimo disse...

viva a figura que pode transformar o imaginário coletivo mundial

viva o poder do pensamento positivo

good vibes para obama

Anônimo disse...

evoé, obama!

ananauê, badabauê, obama!

Anônimo disse...

obama contra a livre troca na internet? http://remixtures.com/2009/02/namoro-entre-obama-e-riaa-acentua-se/

Dorothy disse...

Olá
queria que me passasse seu e-mail.
estou com um projeto que, se possivel queria que divulgasse aqui no seu blogger...
mande seu e-mail para palomaparentoni@gmail.com e nos falamos....
não sei se lembra de mim... sou de BH, gonguê, trovão das minas e por ai vai...
beijos