quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nublu Orchestra and Wax Poetic

Fui na Mostra de Arte do Sesc, em menos apresentações do que gostaria. Esse é dos males de se morar em Sampa. Sempre vamos em menos coisas que gostaríamos, a cidade oferece tanto que fica difícil acompanhar. Mas fui numa apresetação da Nublu Orchestra. E que apresentação!!!

Para quem não conhece, Nublu é um bar em Nova Iorque que virou uma noite musical e que virou um selo. O cara que faz a Nublu chama-se Ilhan Ersahin, sueco radicado em NY, um dos fundadores da lendária Atlatic Records: um empreendedor que ama a música.

A noite virou banda que virou projeto. E por onde passa convida músicos locais para fazerem parte da sonzêra. Com os integrantes do Brazilian Girls, Wax Poetic, Kudu, Forro in the Dark, I led Three Lives e Love Trio e convidados regulares, como Graham Haynes e Eddie Henderson temos a Nublu Orchestra, uma colagem de ritmos regidos por Butch Morris, maestro consagrado que já produziu Stevie Wonder e Sun Ra. Aqui no Brasil tivemos participações especiais: Otto, Nina Becker, Marcello Callado, Ricardo Dias e Catatu. Foi uma noite incrível!!!! Som experimental de altíssima qualidade. Segue um vídeo de uma session gravada nas gringas.


Agora está de passagem pelo Brasil o projeto Wax Poetic, é uma grande jam session, na qual músicos talentosos juntam a magia do jazz ao vivo com grooves da música eletrônica e o hip hop. Mais uma viagem musical de Ilhan Ersahin, que também é saxofonista e tecladista. Otto, Nina Becker e Thalma de Freitas são os convidados das vez.

Para ele, a idéia era colocar pop e rock junto com jazz freestyle e hip hop. Misturar culturas, como ele vê acontecer na cidade que sedia o projeto. Mas ele fez mais. O grupo ajudou a revelear a multipremiada Norah Jones que participou do grupo por dois anos.

Com um visão musical tão aberta não foi difícil para o baixista brasileiro Chico participar da turnê nacional do Wax Poetic. O repertório e das batidas eletrônicas mais rápidas até suaves melodias jazzísticas comandadas sempre pelo teclado de Ilhan Ersahin. Segue um álbum um pouco mais antigo com a Norah Jones ainda na formação.


Um comentário:

Anônimo disse...

loko!!!