sexta-feira, 1 de junho de 2007

Samba Esquema Novo - 1963

Um pérola da nossa música, lançado em 63, este álbum traz a marca registrada de Jorge Ben, canções swingadas e influências africanas.

Segue o comentário de Armando Pittigliani na contra-capa do disco: "O samba de Jorge Ben, da batida de seu violão à linha melódica e letra de suas composições revela um novo caminho nos horizontes de nossa música popular. É o esquema novo do samba. Reparem que a harmonia negróide transborda em todos os momentos de sua música (...) Seu inato talento musical proporcionou-lhe descobrir uma nova puxada para o nosso samba, fazendo do violão um instrumento, sobretudo, de ritmo. Na sua batida tanto se destaca o baixo como o desenho rítmico de sua pontuação na maneira toda sua de tocar. Um exemplo disso é o fato de várias faixas deste disco não contarem com o contra-baixo na orquestração. Somente o violão de Jorge já da a necessária marcação dispensando, portanto, aquele instrumento de ritmo. O balanço do acompanhamento repousa quase sempre no seu violão".


Um comentário:

Anônimo disse...

sempre achei o Ben Jor meio sacau, depois q ouvi esse disco, ele subiu muito no meu conceito. Muito bom este disco, cheio de intervenções instrumentais e um swing digno da fama o tornou Ben Jor um chato. Mas isso, pra esse som tiro o chapéu... Boa paitomas!!