![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHsz3IRCoTWNDTm3AYVOMjSRwVEJOC5oIjXA5y1xRQGZ8WNRx0Oe4XWjdSLy9ZzIiOTlls5ta6rZQJ92t56TV1C_RuXrm9kXqIYEw0wkgNG7EcuZHD1Ypsi4y3FKRhDKIcFIIXOPl6dko/s320/lateef.jpg)
Yusef Lateef foi um dos pioneiros, senão o precursor, da inclusão de instrumentos e sons orientais dentro do Jazz. Tenho pra mim que saxtenorista e flautista Yusef Lateef foi o primeiro a abrir o Jazz para as novas sonoridades da World Music ainda no início da década de 60.
A inquietude de Lateef é conhecida: tocou em big bands (se revelando, inclusive, na big band de Dizzy Gillespie), foi um dos saxtenoristas de grande brilho no bebop e hard bop na década de 50 e 60. Se converteu ao islãmismo na década de 50 e, já apartir da década de 60, começou a mostrar interesse por novas sonoridades, novas filosofias, bem como pelo uso de instrumentos orientais de sopro e de diversas flautas asiáticas: rahab, shanai, arghul, koto, dentre outros.
Lateef foi ainda o músico que incluiu o fagote e oboé dentro do Jazz e foi um do mais exímios flautistas. Este disco mostra o leque de sonoridades explorado por ele e comprova a inquietude de Yusef Lateef de trabalhar essas sonoridades exóticas dentro da sua música que, apesar de ter sido direcionada para vários estilos do além-jazz, não aderiu ao abstracionismo da vanguarda e prezou sempre por se manter com um alto nível de elaboração.
3 comentários:
Muito bom o som do cara mesmo. Um inovador.
Acessem e comentem:
www.musicaparablog.blogspot.com
Vote na enquete: Qual o melhor disco da Nação Zumbi & Chico Science?
um beijo!
Muito interessante o som dele. hora jazz hora groove. Tem mais cd dele aí?
Abs
Cara não tenho mais álbuns dele aqui não, vou dar uma pesquisada e achando algo interessante, posto aqui!!!
Valeu pela visita!!!
Postar um comentário