The Incredible Bongo Band foi idealizada e organizada pelo percussionista e manager da MGM Records Michael Viner. É uma sonzêra única, de estúdio, que foi gravada em 73 e 74, e que, em 2006, foi relançada em um álbum só.
“Bongo Rock” teve uma importância fundamental na criação do hip-hop. Foi com ele que Kool Herc mostrou ao mundo, na faixa “Apache” (originalmente gravada pelo The Shadows, em 1959), o começo do que viria a ser a mixagem. Usando dois discos iguais e repetindo somente o break de bateria, deixando a batida infinita pros mc’s rimarem em cima.
Sem falar que “Apache” é uma das músicas mais sampleadas da história. Desde Kool Herc, Grandmaster Flash e Sugarhill Gang, indo aos mais atuais como Jurassic 5, Beastie Boys, Missy Elliot, e também, em outros estilos como aconteceu em músicas do Moby, Massive Attack, Coldcut e etc.
Saindo do hip-hop, falando do disco em si: é espetacular! É um álbum incrível quando se pensa em bateria e percussão. Muito disso, se deve a duas pessoas: o percussionista nascido nas Bahamas, King Errisson, que inspirou o nome do grupo. Esse cara simplesmente destruía nos bongôs, tocando com uma inventividade difícil de encontrar. Hal Haine, o baterista da banda, toca com perfeição as linhas de batera e no decorrer das músicas, percebe-se vários duelos entre os dois; bateria e percussão. É de babar galera!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
o nome diz tudo: é inacreditável o som desse povo
É tum tum tum de bom.
Postar um comentário