![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGeT2dS9oddz0_8yKhgoDj4WN83WrK4T7Gsp37D-cDY8fJHBVqGyEC9ZbdqeGa5tz962n_u9WIUuZ50nw2HeFnm8eNrgmhLsfpO5Qs7Z0cDC0jU3J_Ohrx_qLVrYWXY9wzgQLgnQByh0U/s320/Amadou_Mariam.jpg)
Navegando por blogs de World Music acabei por desembarcar na África, em Mali especificamente, e gostaria de apresentar a música desses dois aí: Amadou e Marian, um casal de cegos que tem uma musicalidade absurda!!!
Uma "swinguêra", um groove sem igual, não pesquisei muito a respeito deles (tô na correria), mas sei que já estiveram no Brasil no Tim Festival 2006, só tem crítica boa sobre o show. Outra coisa que acabei de descobrir é que o último disco deles foi produzido pelo Manu Chao. Esse que estou postando é o primeiro, atenção para as músicas "Djagnèba" a segunda do álbum e "Ko Bé Na Touma Do".
O grande lance desse casal é que eles não fazem a tal da world music, aquela das prateleiras separadas nas lojas de discos, ou que encantam pelo “exotique” - tipo trilha de documentário do Discovery Channel. É muito mais legal que isso: o bom disco deles é pop, daqueles pro povo cantar e dançar junto, ao invés de esperar pelo próximo achado antropológico. A guitarra de Amadou é próxima o suficiente do Blues, deixando não muito claro se a proximidade maior é com o padrinho Manu Chao ou com o beat de Fela Kuti.
Um comentário:
Falando em Mali, essa é a 4a edição do projeto "Context" - colaborações internacionais entre dois artistas. Uma mistura bacanado Vale do Jequitinhonha com o Mali! Vale a pena conferir!
http://context4.zip.net/index.html
Postar um comentário